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30 março 2006 

Aeroporto concluído em Junho

Seis anos após o seu início, as obras de melhoramento do Aeroporto Sá Carneiro chegam ao fim. A conclusão dos trabalhos é apontada para Junho. Um programa de investimento de 400 milhões de euros aplicado com o objectivo estratégico de cativar a Galiza.

Ricardo Patrício

Os trabalhos de requalificação do Aeroporto Sá Carneiro vão ficar concluídos na sua totalidade durante o mês de Junho. Antes, já no dia 17 de Abril, será dada como finda a estação de metro do aeroporto e a área destinada aos inadmissíveis e exilados. Os anúncios foram feitos por Guilhermino Rodrigues, presidente do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal, ontem, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, dia em que foi inaugurada a zona Norte de chegadas de passageiros, com três carrosséis de transporte de bagagem. “A ANA empreendeu um programa de investimento de 400 milhões de euros, num esforço canalizado para este aeroporto [Sá Carneiro] com o objectivo estratégico de afirmá-lo como referência na região do Noroeste peninsular”, disse Guilhermino Rodrigues.

As obras de modernização do aeroporto têm por fim dobrar de três para seis milhões de passageiros/ano a capacidade de processamento, num prazo máximo de uma década.

A primeira etapa das obras de requalificação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro – a área reservada às partidas, com quatro novas «ilhas» de balcões de ‘check-in’, aumentando de 25 para 60 – foi inaugurada apenas em 15 de Outubro do ano passado, pese embora os trabalhos tivessem arrancado em 2000 com o objectivo de as concluir a tempo do Euro 2004. O projecto contempla, igualmente, o aumento do espaço de parqueamento de aeronaves, de 18 para 34, e o alcance de um limite de passageiros na ordem dos 12 milhões, o que implicará a gestão de 44 aviões em hora de maior tráfego.

Em 16 de Dezembro último, foi aberta também a zona Norte de embarque para voos de alta rotatividade. Até ao Verão, terminam também todas as obras na área Sul de chegadas, altura em que serão instalados mais quatro carrosséis para bagagens.

Noroeste peninsular
A ANA pretende com esta estratégia concorrer com os três aeroportos da Galiza – Vigo, Santiago de Compostela e Corunha – tanto nos destinos como no número de passageiros. “Esta estratégia decorre também de verificarmos que o volume de tráfego deste aeroporto é superior aos três aeroportos concorrentes”, indicou Guilhermino Rodrigues. “A área de influência do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a uma hora e meia de distância, é de 4,2 milhões de pessoas, das quais 25 por cento são da Galiza, representando, portanto, um universo de cerca de um milhão, o que leva a concluir que há aqui potencialidades possíveis de serem aproveitadas”, acrescentou o presidente do conselho de administração da ANA – Aeroportos de Portugal.

Segundo as contas da ANA – Aeroportos de Portugal, no ano passado, o fluxo de galelos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro rondou os 100 mil, sendo estimada uma taxa de crescimento de 10 por cento/ano. O esforço de captação de passageiros oriundos da Galiza depende, na perspectiva da empresa, da diversidade das ligações oferecidas e de propostas “sedutoras” como a redução da tarifa de parqueamento automóvel. A partir daí será idealizado um plano de marketing para reforçar a posição.

Enquadrada na mesma lógica de actuação, a ANA quer, ainda este ano, construir um centro de logística para carga aérea, num investimento de 10 milhões de euros.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=de8302a16f37af01bc007f51e5b3c9de

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