« Página principal | Barragens são risco para estuários » | Fafe: Junta propõe central para transformar lixo e... » | Viana do Castelo: Elevador a funcionar em Maio apó... » | Área Metropolitana do Porto: Dezenas de investimen... » | Águas do Douro e Paiva abre concurso para construç... » | Primeira "Geografia de Portugal" em 50 anos » | Portugal Reclama Fundos Comunitários para Minorar ... » | Sob a égide do desenvolvimento sustentável » | Governo vai aprovar em breve Programa Nacional de ... » | Parques eólicos protocolados » 

21 março 2006 

EXPONOR com quatro sectores em balanço, de 18 a 20 de Maio

Cimeira do Ambiente, Segurança e Qualidade em linha com os desafios das cidades

Responsáveis públicos portugueses e europeus debatem a revitalização urbana, a qualidade de vida e a competitividade das cidades

A revitalização urbana, a qualidade de vida e a competitividade das cidades são os grandes temas da conferência promovida pela EXPONOR e a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) – Porto Vivo, sob a égide do INTERMUNICIPAL – 5.º Salão de Produtos e Serviços para Municípios, que decorre de 18 a 20 de Maio, na Feira Internacional do Porto, integrado na Cimeira do Ambiente, Segurança e Qualidade.

«O posicionamento do Porto no panorama internacional», a «Revitalização urbana do centro histórico do Porto» e a «Mobilidade nos centros urbanos» são três dos sub-temas da iniciativa, que, em 19 de Maio (sexta-feira), trarão ao Centro de Congressos da EXPONOR autarcas, responsáveis públicos e especialistas nas matérias, numa jornada que começa às 9:30 horas e se prolonga pela tarde (ver síntese das actividades paralelas, em anexo).

Arlindo Cunha, presidente da SRU – Porto Vivo, e Álvaro Costa, do STCP, são duas das personalidades com intervenções já confirmadas na iniciativa, estando prevista uma outra do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio (ainda sujeita a confirmação). O comentário pertencerá ao vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Valente de Oliveira.

Serão apresentados alguns “case studies” tais como o de Rennes (França), no domínio da mobilidade, Bilbau (Espanha), como exemplo de transformação de uma cidade através da exploração de um equipamento cultural de referência, e Estocolmo (Suécia), ao nível do ambiente. A apresentação dos estudos de caso estará a cargo de Juan Garaiyurrebaso, da Câmara de Comércio de Bilbau, de Christian Le Petit, da Rennes Métropole, e de Mats Pemer, da Stockholm Municipality.

A segunda parte da conferência será ocupada pela reflexão sobre os factores e acções a implementar para maximizar a qualidade de vida nos centros urbanos. «Factores de competitividade e sustentabilidade: desafios às cidades portuguesas» é o mote. No fundo, uma oportunidade para encontros personalizados informais entre os protagonistas do sector, desde autarcas e dirigentes políticos a especialistas e proprietários de imóveis.

A presença do ministro português do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, na sessão de encerramento, está ainda sujeita a confirmação.

PORTUGAL AMBIENTE agrega entidades do sector
Para além do INTERMUNICIPAL 2006, a Cimeira do Ambiente, Segurança e Qualidade “abriga” debaixo do seu “guarda-chuva” o PORTUGAL AMBIENTE - 8.º Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços Ambientais, o INTERSEGURANÇA – 4.º Salão Internacional de Projectos, Sistemas e Equipamentos de Segurança e a QUALIDADE -1.ª Feira de Produtos e Serviços da Qualidade, que congregam os apoios e colaborações de diversas entidades sectoriais.

A Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (Apemeta), o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Grande Porto (Lipor), o Instituto de Ciências e Tecnologias do Ambiente (ITA), a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) são algumas delas, que, paralelamente ao PORTUGAL AMBIENTE, desenvolverão várias actividades complementares ao certame (ver programas em anexo), criando sinergias entre a área de negócio do evento e a componente de reflexão e conhecimento sectorial.

Um complemento… seguro
A 4.ª edição da INTERSEGURANÇA - Salão Internacional de Projectos, Sistemas e Equipamentos de Segurança reúne num certame especializado fabricantes e representantes do sector, para a apresentação das mais recentes novidades disponíveis no mercado.

Atrair visitantes qualificados, realizar seminários de qualidade e ser o palco de negócios por excelência em Portugal são as metas da organização do certame, que congrega firmas que desenvolvem a sua actividade na segurança contra incêndios e fogo; na higiene, saúde e segurança no trabalho; na segurança rodoviária; e na segurança informática.

Com a marca da QUALIDADE…
O ambiente, a segurança, os serviços municipais e os segmentos correlacionados estão hoje em dia entre os grandes clientes das empresas que têm como meta a promoção da qualidade e da certificação no tecido empresarial (e não só). Daí fazer todo o sentido e ser aguardada com grande expectativa a estreia da 1.ª Feira de Produtos e Serviços da Qualidade.

A QUALIDADE pretende reunir num certame especializado empresas dos sectores da qualidade, calibração, metrologia e instrumentação, para a apresentação das mais recentes novidades disponíveis no mercado em Portugal.

A questão da Qualidade está - em todas as suas vertentes - na ordem do dia e constitui um sector em crescimento contínuo em Portugal, assumindo um papel preponderante na esfera empresarial e industrial.

São vários os grandes segmentos em exibição: gestão da qualidade; certificação; acreditação; metrologia; instrumentação; associações e instituições; normativa legal; software especializado; laboratórios de ensaio e calibração; consultoria e auditoria; meios de comunicação; e formação.

Programa de Actividades Paralelas (provisório):

PORTUGAL AMBIENTE
. Seminário “Tecnologias Ambientais: problemas e soluções”
Data: 18 e 19 de Maio
Horário: a anunciar brevemente (em definição)
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Instituto de Ciências e Tecnologias do Ambiente do Ambiente (ITA)
Colaboração: revista “Tecnologias do Ambiente”
Temas em carteira: a anunciar brevemente
Intervenções previstas: a anunciar brevemente
Informações mais detalhadas: ITA
E-mail: geral@ambiente-pt.com
Tel.: 21 966 85 80
Fax: 21 966 85 89

. Seminário “O Ambiente na Indústria: desafios actuais, profissionais do futuro”
Data: 19 de Maio
Horário: a anunciar brevemente (em definição)
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Escola de Tecnologia e Gestão Industrial (ETGI) da Universidade
Católica Portuguesa
Temas em carteira: desafios energéticos (identificação de problemas e possíveis soluções, o dilema industrial); resíduos (industriais, urbanos e agrícolas) – um valor não reconhecido
Intervenções previstas: Xavier Malcata (ESB/AESBUC); Teresa Lopes (ETGI); Susana Xará; Rui Martins; Fernando Oliveira (FEUP); Siderurgia Nacional; Barbosa & Almeida; Suldouro; Lipor; Lactogal
Informações mais detalhadas: ETGI
E-mail: mccrava@aesbuc.pt
Tel.: 22 5580077/89
Fax: 22 5580193

. Seminário “Ecoconstrução”
Data: 20 de Maio
Horário: 9:00 – 17:00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
Temas em carteira: projecto Eco-casa; programa Lisboa E-nova; arquitectura sustentável; materiais de construção ecológicos; programa P3E; reciclagem de materiais de construção; edifícios saudáveis; resíduos de construção e demolição
Intervenções previstas: Francisco Ferreira (Quercus); Livia Tirone (Lisboa E-nova); Fernanda Seixas; Vasco Dias (Biohabitat); Paulo Rodrigues (Lipor); Ricardo Sá (Edifícios Saudáveis – Consultores); Jorge Brito (Instituto Superior Técnico)
Informações mais detalhadas:
E-mail: quercusporto@mail.telepac.pt
Tel.: 22 9375515
Fax: 22 9375515

. Seminário sobre resíduos industriais
Data: 18 de Maio
Horário: a anunciar brevemente (em definição)
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
(Apemeta)
Informações mais detalhadas: Apemeta
E-mail: apemeta@mail.telepac.pt
Tel.: 21 7506000
Fax: 21 7506009

. Visita técnica da Lipor
Data: 18 de Maio
Horário: 15:15 horas
Local: EXPONOR (saída em autocarro, às 14:45) e Maia (Lipor)
Organização: Lipor
Tema: o circuito da valorização energética e o confinamento técnico da LIPOR
Informações mais detalhadas: Lipor
E-mail: rita.rebelo@lipor.pt
Tel.: 22 9770100
Fax: 22 9756038

. Visita técnica da Lipor
Data: 18 de Maio
Horário: 15:15 horas
Local: EXPONOR (saída em autocarro, às 14:45) e Baguim do Monte (Lipor)
Organização: Lipor
Tema: o circuito da reciclagem e a valorização multimaterial
Informações mais detalhadas: Lipor
E-mail: rita.rebelo@lipor.pt
Tel.: 22 9770100
Fax: 22 9756038

. Seminário “Resíduos Sólidos Urbanos e as Novas Fileiras de Resíduos”
e “Encontro Nacional dos Sistemas Municipais e Multimunicipais de Gestão
de Resíduos”
Data: 19 de Maio
Horário:
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Lipor
Temas em carteira: a anunciar brevemente
Intervenções previstas: a anunciar brevemente
Informações mais detalhadas: Lipor
E-mail: rita.rebelo@lipor.pt
Tel.: 22 9770100
Fax: 22 9756038

. Seminário “A Promoção da Agenda 21 Locais”
Data: 20 de Maio
Horário:
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: Lipor
Informações mais detalhadas: Lipor
E-mail: rita.rebelo@lipor.pt
Tel.: 22 9770100
Fax: 22 9756038

. Exposição sobre ecomateriais
Data: em permanência durante a feira
Horário: o mesmo da feira
Local: EXPONOR
Organização: EXPONOR

. Exposição do Pavilhão da Água
Data: em permanência durante a feira
Horário: o mesmo da feira
Local: EXPONOR
Organização: Fundação Ciência e Desenvolvimento
Informações mais detalhadas:
E-mail: geral@p-agua.porto.pt
Tel.: 22 6151820
Fax: 22 6089874

INTERSEGURANÇA
. “1.º Encontro de Segurança de Transportes”
Data: 18 de Maio
Horário: 9:00 – 17:00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: revista «Segurança»
Temas em carteira: segurança rodoviária
Intervenções previstas: a anunciar brevemente
Informações mais detalhadas: revista «Segurança»
E-mail: geral@revistaseguranca.com
Tel.: 21 8132281
Fax: 21 8131816

. Espaço PROSEGUR
Data: durante toda a feira
Horário: o mesmo da feira
Local: EXPONOR, no “stand” da PROSEGUR
Organização: PROSEGUR
Temas em carteira: A PROSEGUR vai estar presente na Intersegurança com um espaço de 180 m², estando previsto ocupar parte deste espaço com uma actividade paralela assente na exibição, demonstração e exposição de vários tipos de segurança como, por exempl, segurança electrónica (“home solution”); biometria (simulação da utilização dessa tecnologia durante a feira), segurança nos aeroportos (simulação e demonstração); segurança nos locais públicos.

. Seminário “PROSEGUR: Soluções Globais de Segurança?”
Data: 19 de Maio
Horário: a anunciar brevemente
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: PROSEGUR
Temas em carteira: soluções globais de segurança

INTERMUNICIPAL
. Seminário “Revitalização Urbana, Qualidade de Vida e Competitividade
das Cidades”
Data: 19 de Maio
Horário: 9:30 – 17:00
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: EXPONOR e SRU - Porto Vivo SA
Temas em carteira: competitividade e revitalização urbana da cidade do Porto; o posicionamento do Porto no panorama internacional; a revitalização urbana do centro histórico do Porto; a mobilidade nos centros urbanos; qualidade de vida urbana – experiências internacionais; factores de competitividade e sustentabilidade - desafios às cidades portuguesas;
Intervenções previstas: Arlindo Cunha (SRU – Porto Vivo); Álvaro Costa (STCP); Juan Garaiyurrebaso (Câmara de Comércio de Bilbau), Christian Le Petit (Rennes Métropole), Mats Pemer (Stockholm Municipality), Luís Valente de Oliveira (AEP), Rui Rio (Câmara Municipal do Porto, em confirmação); ministro do Ambiente e Ordenamento do Território (em confirmação)

QUALIDADE
. Seminário “Edifícios – Energia, Ambiente e Segurança”
Data: 18 de Maio
Horário: em definição
Local: Centro de Congressos da EXPONOR
Organização: SGS – Portugal
Informações mais detalhadas: Sociedade Geral de Superintendência, SA
E-mail: pt.informations@sgs.com
Tel.: 22 999 4500
Fax: 22 999 4590

Para informações adicionais contactar com:

Alberto Moreira
Assessoria de Imprensa
EXPONOR - Feira Internacional do Porto
4450-617 Leça da Palmeira – Portugal
Tel: +351 229 981 409
Fax: +351 229 981 482
E-mail: alberto.moreira@exponor.pt

Acerca da Cimeira

  • CIMEIRA do AMBIENTE, SEGURANÇA e QUALIDADE
  • 18-20 de Maio de 2006
  • EXPONOR - Feira Internacional do Porto
Powered by Blogger
e Blogger Templates