« Página principal | Sensibilizar automobilistas para condução com cort... » | Comércio tradicional pode abrir ao domingo » | O regresso do eléctrico » | Complexo enche-se de domingueiros » | Reabilitação do Quarteirão Piloto das Cardosas apr... » | Vamos ficar de fora da energia eólica a sério » | GE instala maior central solar do mundo em Serpa » | Quase 300 mil toneladas de resíduos aguardam soluç... » | Projecto da Bouça concluído » | Projecto inédito de habitação sustentável nasce em... » 

18 maio 2006 

CIMEIRA aborda qualidade de vida urbana

Exemplos de Rennes, Bilbau, Estocolmo e algumas cidades norte-americanas passam esta sexta-feira (a partir das 9:30 horas) pelo Centro de Congressos da Feira Internacional do Porto, em Matosinhos. Conferência reúne responsáveis públicos e especialistas

A revitalização urbana, a qualidade de vida e a competitividade das cidades são os grandes temas da conferência promovida pela EXPONOR e a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) – Porto Vivo, sob a égide da CIMEIRA DO AMBIENTE, SEGURANÇA E QUALIDADE, que arranca amanhã na Feira Internacional do Porto, prolongando-se até sábado (dia 20).

«O posicionamento da Área Metropolitana do Porto no panorama internacional», A «Revitalização urbana do centro histórico do Porto» e a «Mobilidade nos centros urbanos» são três dos sub-temas da iniciativa, que, esta sexta-feira (19 de Maio), trarão ao Centro de Congressos da EXPONOR autarcas, responsáveis públicos e especialistas nas matérias, numa jornada que começa às 9:30 horas e se prolonga pela tarde (Auditório B4).

Álvaro Costa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Joaquim Branco, presidente da Comissão Executiva da SRU – Porto Vivo, e Guilherme Pinto, vice-presidente da Junta Metropolitana do Porto, são três das personalidades com intervenções já confirmadas na iniciativa (entre as 10:15 e as11:25). A moderação pertencerá ao vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Valente de Oliveira.

Serão apresentados alguns “case studies” tais como o de Rennes (França), no domínio da mobilidade, Bilbau (Espanha), como exemplo de transformação de uma cidade através da exploração de um equipamento cultural de referência, e Estocolmo (Suécia), ao nível do ambiente. A apresentação dos estudos de caso (das 14:00 às 16:00) estará a cargo de Juan Garaiyurrebaso, da Câmara de Comércio de Bilbau, de Christian Le Petit, da Rennes Métropole, e de Mats Pemer, da Stockholm Municipality. Haverá ainda espaço para a apresentação de «Tendências e casos bem sucedidos nos EUA», pela reflexão de Carlos Balsas, da Universidade do Arizona.

A segunda parte da conferência será ocupada pela reflexão sobre os factores e acções a implementar para maximizar a qualidade de vida nos centros urbanos. «Factores de competitividade e sustentabilidade: desafios às cidades portuguesas» é o mote. No fundo, uma oportunidade para encontros personalizados informais entre os protagonistas do sector, desde autarcas e dirigentes políticos a especialistas e proprietários de imóveis.

Para além desta conferência, a CIMEIRA DO AMBIENTE, SEGURANÇA e QUALIDADE tem a decorrer em paralelo cerca de uma dezena e meia de outras iniciativas (ver programa detalhado a seguir) de debate. As jornadas de reflexão abrangem as quatro áreas representadas no evento: PORTUGAL AMBIENTE - 8.º Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços Ambientais, INTERMUNICIPAL – 5.º Salão de Produtos e Serviços para Municípios, INTERSEGURANÇA – 4.ª Salão Internacional de Projectos, Sistemas e Equipamentos de Segurança e QUALIDADE -1.ª Feira de Produtos e Serviços da Qualidade.

Entre 2000 e 2004, os eventos reunidos em torno do PORTUGAL AMBIENTE (bienal) trouxeram ao recinto de feiras da EXPONOR um global de 1.215 empresas expositoras e marcas representadas e receberam um total de 22.643 visitas. Feito o balanço de três edições, o PORTUGAL AMBIENTE congregou uma média de 405 expositores (directos e indirectos) e 7.548 visitas por certame.

MASSA CRÍTICA
26 MAIO 2006

18H00 – LISBOA, Marquês de Pombal
18H30 – PORTO, Praça dos Leões



A Massa Crítica (também designada de Bicicletada) está inserida no contexto de um movimento internacional de nome “Critical Mass”, iniciado em São Francisco há já 10 anos. A ideia consiste em realizar um passeio lúdico e reivindicativo de bicicleta pelas ruas da cidade. Neste passeio os participantes divulgam de maneira criativa o uso de bicicletas e protestam contra o uso abusivo de transportes poluentes.



No mês de Abril dezenas de ciclistas irão pedalar em Lisboa e Porto pela Liberdade e Revolução nas Estradas, incentivando o uso de bicicleta como meio de transporte ecológico.

Objectivos:

1. Divulgar e promover o uso da bicicleta como meio de transporte;

2. Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte;

3. Tornar mais ecológicos os sistemas de mobilidade e transporte.

Resumo dos Princípios:

Não há hierarquia de cargos. As decisões são tomadas por consenso. A Massa Crítica é um movimento apartidário e não comercial. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade que esteja de acordo com os objectivos do movimento. Para participar na Massa Crítica basta comparecer no local combinado, no dia e hora marcados com a sua bicicleta, skate ou patins. Não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagar qualquer taxa. Os roteiros são decididos na hora e podem ser realizados por todos, inclusive principiantes. Pode trazer seus próprios panfletos, cartazes ou faixas ou usar os já existentes. Se é automobilista e não pode participar da Bicicletada pedalando, o seu apoio também é bem-vindo, seja divulgando a causa, seja respeitando o ciclista no seu dia a dia.



Para mais informações visite

http://massacriticapt.net



Veja a notícia que passou ontem (24.5.2006) na RTP sobre a utilização de bicicleta na cidade (ao minuto 30 e 40 segundos):
http://programas.rtp.pt/RTPVIDEO/vid_janela2.php?p_id=1&tipo_clip=P&ac=nj

Venho sugerir uma visita ao meu blog, luto pela criação de ciclovias no meu concelho (entre outras coisas).
Gostaria de contar com o vosso apoio, incluindo-me na vossa lista de (links) blogs, já consta da minha lista.
Abraço.

Enviar um comentário

Acerca da Cimeira

  • CIMEIRA do AMBIENTE, SEGURANÇA e QUALIDADE
  • 18-20 de Maio de 2006
  • EXPONOR - Feira Internacional do Porto
Powered by Blogger
e Blogger Templates